Poucos sabe, mas “As Trapaceiras” é mais um daqueles filmes versão feminina – tal qual o último “Caça Fantasmas” – só que dessa vez é de uma excelente comédia clássica de 1988 chamada “Os Safados” com os sensacionais Steve Martin e Michael Caine.
Nela, Michael Caine é um rico e refinado trapaceiro que fez fortuna com grandes golpes em mulheres ricas e carentes, quando conhece o personagem de Steve Martin que é um aplicador de pequenos golpes, mas que começa a incomodar. Então eles se juntam para aplicar um grande golpe, mas sempre um puxando o tapete do outro até fazerem uma aposta e quem conquistar o golpe sairia da vida do outro de vez.
Agora basta trocar Michael Caine por Anne Hathaway de “Calmaria” e Steve Martin por Rebel Wilson de “Megarrromântico” e temos uma produção bem menos elaborada, mas que se apoia totalmente no talento, carisma e timing cômico das atrizes.
A química funciona de cara, sendo que Rebel Wilson funciona perfeitamente como contraponto cômico da seriedade de Hathaway que pena um pouco para chegar naquele nível de humor, mas não decepciona.
A boa química equilibra um roteiro muito elementar, que perde tempo batendo na mesma piada, como por exemplo nas repetidas cenas em que as duas fazem o golpe do casamento ou na que a personagem de Hathaway examina a falsa cegueira de sua parceira / rival. Assim, algumas sequencias tomam muito tempo para pouco resultado. Até mesmo na reviravolta final tiveram que forçar uma barra para que ela acontecesse tal qual o original, mas ficou meio difícil de engolir.
“As Trapaceiras” deixa o espectador satisfeito em grande parte, por mérito das protagonistas, mas roteiro e direção não se conversam, transformando o filme em meras esquetes cômicas com pouca continuidade.
Curiosidades:
– Apesar de ser um remake feminino de “Os Safados” de 1988, convém lembrar que este por sua vez é inspirado no clássico “Dois Farristas Irresistíveis” de 1964 com Marlon Brando.
– O ator que interpreta o garçom no trem é Alex Gaumont que foi premiado por interpretar um dos protagonistas na versão teatral de “Os Safados”.
Ficha Técnica
Elenco:
Anne Hathaway
Rebel Wilson
Alex Sharp
Timothy Simons
Douggie McMeekin
Ashley McGuire
Casper Christensen
Ingrid Oliver
Nicholas Woodeson
Alex Gaumond
Direção:
Chris Addison
Produção:
Roger Birnbaum
Rebel Wilson
Fotografia:
Michael Coulter
Trilha Sonora:
Anne Dudley