Quando Chris Evans estava no meio de seu ciclo como “Capitão América”, ele resolveu dirigir um filme. Simples, mas deu muito certo.
Ele também é um dos protagonistas como Nick, um músico que foi a Nova York para uma audição e de quebra rever um antigo amor, quando de repente esbarra em Brooke (Alice Eve de “Uma Manhã Suave”) que acaba perder sua condução para sua cidade. Então eles passam a noite tentando fazer com que Brook volte para casa antes do amanhecer e passam a se conhecer cada vez mais profundamente.
Não tem como não remeter a outro belo filme, “Antes do Amanhecer” de 1995 com premissa e qualidade semelhante (um pouco melhor pela direção fantástica de Richard Linklater).
O grande ponto de encontro dessas duas produções e que faz “Antes do Adeus” ser diferenciado é tornar verossímil que dois desconhecidos consigam se apaixonar no curso de uma noite. Mais que isso: que não só suas personalidades, mas o contexto de vida naquele momento, suas forças e fragilidades contribuam para isso.
Chris Evans está apaixonante como protagonista e se entrega no papel de forma que o espectador torce por ele, qualquer que seja seu propósito, o qual vai também mudando ao longo da trama. Alice Eve que já tem uma beleza estonteante, está correta e honesta no papel que, dos dois, é o mais complexo e tem mais dilemas de relacionamento a enfrentar.
A sequência de eventos é crível, tal qual a jornada temperamental da dinâmica dos personagens e o desfecho é a cereja do bolo, cheio de carisma e fofura.
“Antes do Adeus” é aquele romance à moda antiga onde Chris Evans joga em várias posições como um craque. Surpreendente.
Curiosidades:
– Alice Eve foi escalada por ser britânica, mas na hora ela quis fazer sotaque americano e então Evans e equipe tiveram que reescrever parte do roteiro.
– Chris Evans queria aprender a tocar trompete para o papel, mas achou muito cansativo, então só aprendeu o movimento dos dedos para ser dublado na pós-produção.
– Na cena em que eles estão no balcão do prédio para pegar o carro, o concierge (quem fica na portaria) é interpretado pelo irmão de Chris Evans, Scott Evans.
– Brooke no início diz que seu nome é Carrie, por causa da personagem Carrie Bradshaw da série “Sex and the City”. Coincidentemente, Alice Eve participou do filme “Sex and the City 2”.
– O filme parte do princípio que Brooke perdeu seu trem para Boston quando foi para a Grand Station (onde foi filmado). Só que na realidade os únicos trens de NY para Boston partem da Penn Station há alguns quilômetros de lá.
Ficha Técnica
Elenco:
Chris Evans
Alice Eve
Emma Fitzpatrick
John Cullum
Mark Kassen
Elijah Moreland
Daniel Spink
Direção:
Chris Evans
Produção:
Howard Baldwin
Karen Elise Baldwin
Chris Evans
William J. Immerman
Mark Kassen
McG
Mary Viola
Fotografia:
John Guleserian
Trilha Sonora:
Chris Westlake