[youtube 4AOuOx96p1k]
Primeiramente é bom colocar que a resenha escrita é sobre o filme, não sobre o livro. A tão esperada continuação de “Código da Vinci“, mas que na verdade foi baseada no livro que Dan Brown escreveu antes deste. Dessa vez Tom Hanks (“Jogos do Poder“) abandonou aquele corte de cabelo ridículo para viver um Robert Langdom muito mais coeso. Ele é enviado ao Vaticano para desvendar uma ameaça terrorista de um grupo radical contra a igreja católica, chamado Illuminati. Aparentemente, eles raptaram quatro cardeais e prometem explodir o Vaticano. E tudo deve ser resolvido em menos de 24 horas, próximo da nomeação do Papa sucessor.
Muito mais confortável com o papel, Hanks consegue uma ótima evolução com um senso de urgência crescente à medida em que os fatos se desenrolam. Livre do devaneio que foi “Código da Vinci“, “Anjos e Demônios” tem um roteiro mais pé no chão e pega as partes boas de seu antecessor e mistura com o que saga “A Lenda do Tesouro Perdido” poderia ter sido se fosse sério e dá como resultado um suspense de ação de primeira linha.
Não que seja impossível desvendar o enigma (mesmo quem não leu o livro tem condições de matar a charada), mas sempre é interessante degustar aos poucos o modus operandi da trama. Tem coadjuvantes de peso como Ewan McGregor (“A Lista“) como o atencioso Carmelengo e Stellan Skarsgard (“Sombras de Goya“) como o chefe de polícia, os quais são quase antagonistas entre si, não por coincidência.
O diretor Ron Howard, também de “Código da Vinci“, soube salpicar o humor sem tornar a narrativa escorregadia e conseguiu imprimir um ritmo frenético para uma história que envolve mais resolução de mistérios que ação propriamente dita. Merece destaque também a reconstituição de muitos cenários do Vaticano, já que a igreja católica não deixou a produção filmar em loco. “Anjos e Demônios” cumpre bem seu papel de ação arrasa-quarteirão da temporada sem insultar a inteligência do espectador. E pelo sucesso, Langdon já tem um novo mistério pela frente em 2011.
[rating:3.5]
Ficha Técnica
Elenco:
Tom Hanks
Ewan McGregor
Ayelet Zurer
Stellan Skarsgard
Pierfrancesco Favino
Armin Mueller-Stahl
Thure Lindhardt
Direção:
Ron Howard
Produção:
John Calley
Brian Grazer
Ron Howard
Fotografia:
Salvatore Totino
Trilha Sonora:
Hans Zimmer