https://www.youtube.com/watch?v=xum5s3wGA_0
O que aconteceria se o chatinho e sem graça “O Casamento do Ano” fosse dirigido pela premiada diretora dinamarquesa Susanne Bier de “Coisas que Perdemos Pelo Caminho”? Provavelmente o resultado seria algo muito próximo a “Amor é Tudo o que Você Precisa”.
Ida (Trine Dyrholm, bem conhecida pela Dinamarca) é um cabelereira que se recupera de um câncer. Às vésperas do casamento de sua filha Astrid que vai acontecer na Itália, ela descobre a traição de seu marido. Desnorteada ela coincidentemente conhece Phillip (Pierce Brosnan de “E que Deus nos Ajude”), o pai do noivo, um empresário ranzinza e solitário. Já na fazenda italiana onde vai acontecer a cerimônia, os dois se aproximam enquanto enfrentam os dramas pessoas de seus filhos e parentes.
Pendendo para o subgênero da dramédia, a diretora sabe usar os momentos cômicos na hora certa e consegue extrair as melhores atuações da dupla de protagonistas: Dyrholm como uma personagem fragilizada física e emocionalmente (a cena inicial com a peruca consegue ser simples, mas de peso), enquanto Brosnan encarna alguém que fora machucado pelo destino e prefere se manter distante das pessoas.
Muito bem escrito, o roteiro presta atenção em todos os dramas paralelos (o dos noivos principalmente) sem expô-los apelativamente e sem dar uma definição a eles, visto que na vida real muitas vezes nossos dramas nos seguem durante mais tempo que um arco de história. A parte técnica ajuda ainda mais na composição do quadro dramático com a belíssima fotografia Morten Søborg que já fez outro ótimo trabalho em “O Guerreiro Silencioso” e a trilha apaixonante de Johan Söderqvist (“Deixa Ela Entrar”). Destaque para a trilha que finaliza o filme, digna das melhores para embalar um romance.
Apesar do título cafona (pasmem: a tradução literal seria “A Cabeleireira Careca”), “Amor é Tudo o que Você Precisa” entrega leveza, bom humor e carisma num tema que nem sempre é explorado da melhor maneira.
Ficha Técnica
Elenco:
Trine Dyrholm
Pierce Brosnan
Sebastian Jessen
Molly Blixt Egelind
Ciro Petrone
Marco D’Amore
Line Kruse
Paprika Steen
Birthe Neumann
Kim Bodnia
Stina Ekblad
Direção:
Susanne Bier
Produção:
Sisse Graum Jørgensen
Vibeke Windeløv
Fotografia:
Morten Søborg
Trilha Sonora:
Johan Söderqvist