O filme dirigido por John Krasinski da franquia “Um Lugar Silencioso” é bom, mas começa mal.
Para entender vamos de sinopse: Cailey Fleming de “A Justiceira” é Bea, uma pré adolescente que está sofrendo com uma delicada cirurgia que seu pai (também Krasinski) irá fazer e temporariamente se muda para o prédio de sua avó (Fiona Shaw de “Enola Holmes” numa interpretação belíssima).
Lá ela se depara com um misterioso apartamento que contém os tais amigos imaginários que sem razão aparente, ela consegue ver. Daí ela parte para a missão de fazer com esses amigos imaginários abandonados pelas suas crianças depois que elas crescem, encontrem novas crianças que as queiram.
Se a premissa parece um tanto confusa, você está correto, mas a criançada provavelmente não vai se importar. Ainda tem o nosso “Deadpool” Ryan Reynolds como um parceiro que também ajuda Bea e os amigos imaginários e que faz as suas piadinhas de sempre, mas com menos efeito.
Não se entende bem por que Bea foi escolhida para essa tarefa (o final explica, mas não justifica); por que o pai de Bea parece estar sempre saudável em um hospital (péssima escolha do diretor); muito menos se esclarece como funciona a dinâmica entre amigos imaginários e suas crianças. Tanto que quando as coisas começam a funcionar, é difícil perceber inclusive o que é funcionar: seria os seres humanos sentirem seus respectivos amigos imaginários, ou vê-los ou simplesmente se sentirem protegidos.
Muitas vezes a narrativa é mais guiada pela trilha sonora de Michael Giacchino de “A Sociedade da Neve”, a qual é belíssima e muitas vezes põe a história nos trilhos.
Os efeitos especiais são ótimos, o elenco é carismático e talentoso, principalmente a protagonista mirim, e tem um último ato emocionante, mesmo que a construção tenha uma série de pontas soltas. Uma diversão para as crianças, emociona no final mas que demora para engrenar.
Curiosidade:
- A esposa de John Krasinski, Emily Blunt (“O Dublê) dubla o amigo imaginário Unicórnio. A esposa de Ryan Raynolds, Blake Lively (“É Assim que Acaba“) também dubla outro amigo imaginário, o Polvo.
- Brad Pitt é creditado como Keith, o amigo invisível que não fala nada. Claro que é uma brincadeira de Ryan Reynolds com a participação que Bitt fez em “Deadpool 2”.
- A música que a avó de Bea dança é Khachaturian: Adagio de Spartacus e Phrygia.
Ficha Técnica:
Elenco:
Cailey Fleming
Ryan Reynolds
John Krasinski
Fiona Shaw
Steve Carell
Phoebe Waller-Bridge
Louis Gossett Jr.
Alan Kim
Liza Colón-Zayas
Bobby Moynihan
Awkwafina
Emily Blunt
George Clooney
Bradley Cooper
Matt Damon
Bill Hader
Richard Jenkins
Keegan-Michael Key
Blake Lively
Sebastian Maniscalco
Christopher Meloni
Matthew Rhys
Sam Rockwell
Maya Rudolph
Amy Schumer
Allyson Seeger
Jon Stewart
Direção:
John Krasinski
História e Roteiro:
John Krasinski
Produção:
Andrew Form
John Krasinski
Ryan Reynolds
Allyson Seeger
Fotografia:
Janusz Kaminski
Trilha Sonora:
Michael Giacchino