O filme não é uma continuação de “Linha Mortal” de 1990, e apesar do ator Kiefer Sutherland, protagonista do primeiro, aparecer nesse segundo, são em papéis diferentes, apesar da bonita homenagem. “Além da Morte” pode ser considerado um remake ou uma reimaginação da produção dos anos 90. Só que pior.
Uma jovem equipe de cirurgiões começa a estudar clandestinamente os efeitos que a morte tem no cérebro neles mesmos, isto é, fazem um procedimento de parada cardiorrespiratória e logo depois ressuscitação. O que eles não sabem é que isso vai alterar a percepção deles trazendo de volta alguns fantasmas do passado.
Há diversos problemas desde a concepção até a execução: o roteiro começa com o mote do estudo do cérebro e minutos depois simplesmente esquece do experimento, fazendo com que o filme seja apenas os reflexos dos efeitos colaterais destes. É surpreendente, por exemplo, que residentes de altíssimo nível como os protagonistas não tenham sequer uma vez estudado as tomografias de seus cérebros depois que os efeitos começam a aparecer (eles só fazem na primeira vez e antes dos efeitos). Ele também torna a discussão dos tais “fantasmas do passado” muito rasa. Tanto que a solução chega a ser simplória e o diretor Niels Arden Oplev (“Sem Perdão”) tenta simular um clímax com uma das subtramas, mas que não funciona nem no aspecto dramático, nem na coerência da história.
Além disso, o próprio diretor às vezes se sabota com uma edição que mais confunde do que assusta (há sim alguns bons sustos), prejudicando a linha narrativa – ou então é uma tentativa frustrada de dar profundidade a uma história que não tem.
O elenco é irregular e se Ellen Page (“O Sistema”) e Diego Luna (“Herança de Sangue”) parecem comprometidos, os demais no máximo funcionam como coadjuvantes genéricos. Inclusive o erro que comentei do clímax está justamente no fato de enfocar um desses genéricos.
“Além da Morte” erra desde a concepção e vai tentando administrar o problema de forma desajeitada com um resultado que não sai do lugar comum.
Ficha Técnica
Elenco:
Ellen Page
Diego Luna
Nina Dobrev
James Norton
Kiersey Clemons
Kiefer Sutherland
Madison Brydges
Jacob Soley
Anna Arden
Miguel Anthony
Jenny Raven
Beau Mirchoff
Direção:
Niels Arden Oplev
Produção:
Michael Douglas
Laurence Mark
Peter Safran
Fotografia:
Eric Kress
Trilha Sonora:
Nathan Barr