É um dos raros filmes em que eu terminei de ver sem saber sobre o que é.
Mas o que acontece é o seguinte: Natalie Portman de “Aniquilação” e Lily-Rose Depp (estreante e filha do ator Johnny Depp) são as irmãs Laura e Kate que fazem performances mediúnicas em casas de show de Paris no período pré Segunda Guerra Mundial. Um de seus espectadores André (Emmanuel Salinger), um senhor rico da indústria do cinema, fica obcecado com esse show e as convida para morar com ele para de alguma forma usufruir desse poder.
Daí em diante um punhado de tramas paralelas começam a brotar e nenhuma delas tem um fim ou esclarecimento:
– André quer descobrir se o poder delas é verdadeiro (ele nunca descobre, nem a gente);
– André quer saber quem é a tal entidade que é invocada para ele (ele nunca descobre, nem a gente e isso é simplesmente esquecido depois);
– Laura passa a fazer filmes (o motivo ninguém sabe, nem a gente);
– Parece que ela se apaixona por ele (mas não se sabe, nem a gente);
– Mas ela também fica longe por motivos desconhecidos;
– E ainda tem o processo de perseguição a André – que é judeu – próximo da guerra, onde não se entende nada e se termina sabendo-se menos ainda.
A pretensão da cineasta francesa Rebecca Zlotowski é tanta que ela faz focos de close de câmera escurecendo ao redor da imagem central sem aparente motivo algum como se fosse apenas blasé ou cult, mas que nada agrega à narrativa. Aliás, nem há uma narrativa por assim dizer e o filme termina ainda mais sem nexo do que começou.
Uma pena, pois o elenco parece esforçado e o talento de Natalie Portman, mesmo sem entender bulhufas do script é irrepreensível.
“Além da Ilusão” são quase duas horas sobre nada onde fiapos de história vão se rasgando até desaparecer no vento da incompetência de seus realizadores.
Ficha Técnica
Elenco:
Natalie Portman
Lily-Rose Depp
Emmanuel Salinger
Amira Casar
Pierre Salvadori
Louis Garrel
David Bennent
Damien Chapelle
Jerzy Rogulski
Camille Lellouche
Christophe Odent
Kamel Abdelli
Michel Zlotowski
Talina Boyaci
Benoît Forgeard
Direção:
Rebecca Zlotowski
Produção:
Frédéric Jouve
Fotografia:
Georges Lechaptois
Trilha Sonora:
Robin Coudert