Kevin Smith teve uma idéia bem bacana que é o plot twist que aparece no fim dessa sua nova produção e agrega muito bem no seu famoso “Smithverso” que começou lá atrás com o clássico cult “O Balconista”.
O grande problema é que ele não soube desenvolver uma história com conteúdo que chegasse até esse ponto, e daí resolveu fazer uma espécie de cosplay de pobre de “Superbad – É Hoje”, mais politicamente correto e tentando se apegar à ótimas tiradas cinematográficas.
O filme se passa na década de 80 (mais precisamente em 1986) onde conhecemos o adolescente Brian (Austin Zajur de “Histórias Assustadoras Para Contar No Escuro“) e seus amigos que são viciados em passar seus dias indo ao cinema e dominando tudo sobre o assunto. Nesse dia, Brian convida sua crush Melody (a ainda desconhecida Siena Agudong) para ir junto, mas as coisas tomam um rumo bem diferente.
A maior parte do filme se passa no complexo de cinemas e o roteiro de Smith não consegue produzir situações que sejam inusitadas o bastante para brotar o interesse no espectador numa narrativa que fica no mesmo lugar.
Para os fãs do diretor, seus dois trunfos são: o elenco coadjuvante, onde ele trás toda sua turma de volta, como Jason Mewes, Rosario Dawson, Jason Miller, Ken Jeong, Jason Biggs, Justin Long e com direito a uma ponta da sua filha Harley Quinn Smith, entre outros convidados especiais interessantes, mas pouco interessados.
O outro trunfo são as engraçadas tiradas de cinema, principalmente aquelas que falam do futuro de franquias como “Star Wars” ou “O Senhor dos Anéis” ou até mesmo do MCU. Só que tem que ser muito fã para não perceber a lacuna dramática que existe, onde até mesmos os poucos conflitos são infantis e que nada agregam ao filme.
Para “A Sessão das 16:30h”, faltou burilar melhor as idéias, trabalhar em eventos mais elaborados e melhorar a dinâmica entre os personagens. Ou seja, quase tudo, menos o desfecho.
Ah, existem duas cenas pós créditos, sendo que a primeira é o grande plot twist e a segunda são os erros de gravação e ambas valem a pena para quem chegou até o final.
Curiosidades:
- O complexo de cinemas pertence a Kevin Smith e é chamado de Smodcastle Cinemas.
- Um dos filmes que está no cinema, “Astro Blaster” é uma sátira de “Flash Gordon”. Inclusive substituíram o Queen pelo Van Halen.
***SPOILERS – SÓ LEIA APÓS TER ASSISTIDO AO FILME***
- O grande plot twist da primeira cena pós-créditos é que Brian vai se candidatar para trabalhar na loja de conveniência de “O Balconista”. Isto é, Brian é na verdade o alter ego do próprio diretor Kevin Smith, que começou juntando dinheiro numa loja de conveniência para fazer seu primeiro filme. Por isso dizem que este é o filme mais pessoal da carreira do diretor.
Ficha Técnica:
Elenco:
Siena Agudong
Austin Zajur
Kate Micucci
Ming Chen
Method Man
Betty Aberlin
Reed Northrup
Nicholas Cirillo
Sam Richardson
Ken Jeong
Genesis Rodriguez
Justin Long
Harley Quinn Smith
Jennifer Schwalbach Smith
Jason Mewes
Jason Biggs
Evelyn Giovine
Meredith Starkman
Diedrich Bader
Logic
Rachel Dratch
Jason Lee
Rosario Dawson
Direção:
Kevin Smith
História e Roteiro:
Kevin Smith
Produção:
Joshua Bachove
Liz Destro
Jordan Monsanto
Fotografia:
Yaron Levy
Trilha Sonora:
Bear McCreary