Nicolas Cage tem o dedo podre. Ou é mais que o dedo. Na sua nova escolha para atuar, ele, que há algum tempo fez o péssimo “Uma História de Vingança”, interpreta Stone, um policial corrupto que tem um palpite de que num frigorífico aparentemente abandonado há um cofre cheio de dinheiro e daí chama seu colega, o maconheiro Waters (Elijah Wood de “Já Não Me Sinto Em Casa Nesse Mundo”), para ajuda-lo a roubar o cofre. Claro que, como todo exemplar do gênero, vai rolar dificuldades e desconfianças.
Até certo ponto o filme se apoia nas personas da dupla de protagonistas: Cage como um cara deslocado, mas que tenta se passar por entendido no assunto, enquanto Wood como um introspectivo junkie, mas alerta e de bom coração. O problema é que a história é fraca e, quando isso acontece, os atores podem até entreter, mas dificilmente salvam o resultado.
Já é difícil engolir o tamanho do risco que os personagens assumem em achar que há um cofre com dinheiro; o fato de eles serem de classe média e as dificuldades para financiar o roubo, que deveria ser algo original, também atrapalha; e finalmente o ritmo da narrativa é irregular e não ajuda, tendo alguns poucos picos interessantes de reviravolta de onde se pouco aproveita.
Até a dubiedade e desavença dos dois no terceiro até soa forçado, como se para atender a conveniência do que vem depois. Quando chegamos no bom desfecho, muito já se perdeu deixando a “A Sacada” ser apenas uma produção mediana com atores se esforçando até demais para fazer decolar uma trama desnecessária.
Curiosidades:
– Último filme do icônico comediante Jerry Lewis antes de sua morte com 91 anos.
– Num dos sets externos de filmagem a equipe do filme achou um cadáver enterrado! Chamaram a polícia e ainda não se sabe o que ocorreu.
– Num dos dias de filmagem, tava rolando o show do Imagine Dragons e os helicópteros em volta da arena do show prejudicaram muitas tomadas de áudio.
Ficha Técnica
Elenco:
Nicolas Cage
Elijah Wood
Sky Ferreira
Eric Heister
Alexandria Lee
Direção:
Alex Brewer
Benjamin Brewer
Produção:
Molly Hassell
Michael Nilon
Braxton Pope
Fotografia:
Sean Porter
Trilha Sonora:
Reza Safinia