A Maldição: Despertar dos Mortos (“Bangbeob: Jaechaui”)

Quem for ao cinema ver essa produção coreana talvez ache estranho algumas menções a um certo passado das personagens principais. Isso é porque o filme é uma espécie de continuação independente de uma minissérie coreana de 2020 chamada “A Maldição” (ou “The Cursed” ou “Bangbeob” na língua original) sobre a dupla de protagonistas, a jornalista investigativa Jin Hee (Uhm Ji-won) e a médium bruxa adolescente So Jim (Jung Ji-so do premiado “Parasita”), que investigam vários casos paranormais ao longo da série. No final da série So Jim desaparece e é dada como morta.

Corta para o filme: zumbis com capacidade de correr e falar (isso tem um nome em coreano: “Jaechaui”) matam um executivo de uma poderosa farmacêutica e ameaçam matar o diretor e o presidente, caso este último não confesse os crimes que cometeu (que até então não sabemos quais).

É aí que Jin Hee entra para reportar e investigar o mistério, sendo que ela passa por um momento difícil já que está sem a sua parceira, mesmo acreditando que ela esteja viva em algum lugar.

A ação do filme é tão eletrizante quanto à narrativa. No caso da ação funciona muito bem e há sequências memoráveis como a perseguição de carro ou quando uma determinada zumbi corta caminho por fora de um prédio. Os efeitos especiais ajudam bastante, estando a um patamar acima do que comumente é feito para os lados do oriente.

Já quando à narrativa, o roteirista não quer perder tempo explicando o passado do filme (eu mesmo tive que pesquisar, pois achei que havia algo a mais) e já vai colocando a dinâmica entre os personagens como algo já pré-estabelecido. Assim, apesar do espectador precisar se esforçar um pouquinho para absorver esses relacionamentos que vieram lá da série, a trama principal – dos zumbis – é independente e por isso conseguiram transformar num filme solo com o mínimo de prejuízo.

Há algumas boas surpresinhas no meio do caminho, mas nada que o espectador atento não resolva antes, o ritmo agrada e o desfecho parece com o de uma novela das 20h da Globo, inclusive com uma cena pós créditos meio desnecessária que só vai entender quem tiver visto a série.

A Maldição” funciona bem como um longa pós minissérie que ganha pela ação e produção, mas que segue burocrático e um tanto confuso no desenvolvimento da trama.

Ficha Técnica:

Elenco:
Uhm Ji-won
Jung Ji-so
Kim In-kwon
Seol Lee
Moon-Sung Jung

Direção:
Yong-wan Kim

Roteiro:
Sang-ho Yeon

Produção:
Seung-min Byun
Joohyun Yu

Trilha Sonora:
Dong-wook Kim

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram