O singular cineasta Wes Anderson (“Asteroid City”) produziu uma série de 4 curtas-metragens que acabaram virando um longa com 4 histórias homenageando o autor britânico Roald Dahl, conhecido por suas histórias infantis, muitas vezes sombrias e com elementos de humor negro e fantasia. Para quem acha que não o conhece, ele escreveu nada menos que “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, já adaptada mais de uma vez para o cinema, “Matilda”, idem e “O Bom Gigante Amigo”, já dirigido por Steven Spielberg.
Nessa adaptação, Anderson ativa seu estilo minimalista e literal em modo máximo, como se cada conto fosse uma peça teatral com cenários “desdobráveis” (vocês vão entender quando verem) e os personagens estivessem lendo suas falas com se saídas das páginas dos próprios contos de Roald Dahl.
Todos os 4 curtas contam com os mesmos atores em papéis diferentes, com exceção de Ralph Fiennes (“O Menu”) que faz o próprio autor em todos os contos, entre outros papéis.
O primeiro conto, que dá nome ao filme, fala sobre Henry Sugar (o Dr. Estranho Benedict Cumberbatch), um playboy viciado em jogo que aprendeu uma técnica meio mágica de um ermitão (Ben Kingsley de “Um Homem Comum”) de ler cartas de um baralho e passa a ajudar pessoas com os prêmios que ganha.
No segundo conto, “O Cisne”, Rupert Friend de “A Sociedade Norte-Americana de Negros Mágicos” narra sua infância sendo vítima de bullying de garotos mais velhos.
No terceiro, “O Caçador de Ratos”, uma cidade contrata um exterminador de ratos (Ralph Fiennes de novo) para acabar com uma praga.
Finalmente em “O Veneno”, Dev Patel (“Fúria Primitiva”) descobre que seu amigo (Cumberbatch novamente) está paralisado na cama por causa de uma cobra e chama desesperadamente um médico (Kingsley de novo) para tentar curá-lo.
A narrativa de todos segue o mesmo padrão deslumbrante que mescla literatura com teatro, mas deixando claro que está longe de ser comercial e deve afastar quem não tem essa pegada mais artística.
Os 90 minutos passam voando ao ver as brilhantes performances de um elenco de primeira em histórias que nem valem tanto pelo conteúdo, mas sim pela forma. Aliás, uma das poucas vezes em que a forma tem uma relevância mais acentuada.
Ficha Técnica:
Elenco:
Benedict Cumberbatch
Ralph Fiennes
Ben Kingsley
Dev Patel
Richard Ayoade
Direção:
Wes Anderson
História e Roteiro:
Wes Anderson
Produção:
Wes Anderson
Jeremy Dawson
Steven Rales
Fotografia:
Robert D. Yeoman