A Hora do Vampiro (“Salem’s Lot”)

Se tem algo que foi moda nos anos 80 é de chamarem filmes de terror americanos com o título brasileiro começando por “A Hora do…” e daí tivemos vários exemplares como “A Hora do Espanto”, “A Hora do Lobisomen”, “A Hora do Calafrio”, entre outros. Talvez por resgatar esse clima oitentista (apesar de se passar em 1975), a produção tem título similar.

Na verdade, é uma adaptação de um livro de Stephen King que foi traduzido no Brasil como “Os Vampiros de Salem” e inclusive já teve uma adaptação em formato de minissérie em 1979 e depois uma continuação nos anos 80.

O diretor Gary Dauberman, já experimentado em terror, como em “Annabelle 3” e “A Maldição da Chorona”, tentou fazer aqui algo mais leve como uma mistura de “A Hora do Espanto” com “Goonies”, mas não funcionou muito bem.

Lewis Pullman (“Top Gun – Maverick”) é Ben, um escritor que chega na sua cidade natal, Salem’s Lot, para uma pesquisa, sem saber que há uma criatura vampiresca que também acaba de chegar e pretende dominar a cidade inteira.

Toda a ação acontece muito rápido e, apesar de bons efeitos especiais, tomou-se a decisão de se colocar fartas pitadas de humor para amenizar a tensão, o que só funciona quando se quer tirar a intensidade do terror, o que parece não ter sido acertado.

Há até o núcleo mirim na história, que desempenha um papel fundamental junto ao elenco, mas que ainda assim não consegue decolar.

O clímax é rápido e rasteiro, bobinho, e logo depois vem um desfecho onde o roteirista não sabia o que fazer e jogou qualquer coisa.

A Hora do Vampiro” é divertido, mas erra no tom a ponto de seu conteúdo passar apenas a superficialidade de um roteiro que, tal qual os vampiros, também não tem alma.

Curiosidades:

  • No filme, o vampiro mestre tem uma aparência que lembra Nosferatu. No livro sua aparência é praticamente humana.
  • Quando Ben chega na cidade, ele passa por uma oficina onde está estacionado o carro que fez o terror de Stephen King “Christine – O Carro Assassino”.

Ficha Técnica:

Elenco:
Lewis Pullman
Makenzie Leigh
Jordan Preston Carter
Alfre Woodard
Bill Camp
John Benjamin Hickey
Nicholas Crovetti
Spencer Treat Clark
Pilou Asbæk
Alexander Ward
Danielle Perry
Debra Christofferson
William Sadler
Timothy John Smith
Mike Kaz
Cade Woodward
Joseph Marrella
Declan Lemerande

Direção:
Gary Dauberman

História e Roteiro:
Gary Dauberman

Produção:
Michael Clear
Roy Lee
James Wan
Mark Wolper

Fotografia:
Michael Burgess

Trilha Sonora:
Nathan Barr
Lisbeth Scott

Avaliações dos usuários

Return to Salem’s lot

25/12/2024

Curti o filme. Foi divertidinho e em uma vibe anos 80 que me lembrou de filmes da época e de quando eu os assistia. Vale o tempo do longa. Mas sem virar ícone.

Anonymous

Avalie o filme