A Freira 2 (“The Nun II”)

Para um filme que antes de começar já enfrenta tantos desafios narrativos, chega a ser surpreendente que “A Freira 2” seja melhor – pelo menos um pouco – que sei antecessor.

Vamos aos desafios: o primeiro “A Freira” é um filme com início, meio e fim, visto que mostra o que acontece com o personagem (Maurice, o guia da protagonista Irmã irene) que carrega a entidade no final, além do que, sabemos também que em “Invocação do Mal 3” ela aparece, isto é, seu espírito sempre continuou à espreita. Com tantas respostas já dadas, como fazer para abrir um “meio do caminho” na história?

Os roteiristas do ótimo “A Autópsia” tiveram que fazer um duplo salto carpado com malabarismos e acrobacias para colocar a freira na ativa possuindo Maurice que agora parece ter um plano (que no primeiro nunca teve).

Isso desperta a atenção do Vaticano que recruta mais uma vez Irene, dessa vez sem o Padre Burk (deram um fim nele) só para introduzir outra personagem feminina, a Irmã Debra (Storm Reid de “Desparecida”) e, juntas vão ao encalço da presença demoníaca que está com Maurice que trabalha num orfanato.

O diretor Michael Chaves, figurinha presente nesse universo desde que dirigiu “A Maldição da Chorona” teve a sacada de apostar num ritmo de sustos muito mais acelerado que o primeiro e que faz toda a diferença, conseguindo inclusive, diluir muitos buracos no roteiro.

Com mais sustos do que violência – e já com a antológica sequencia da banca de revistas – a produção chega em seu último ato e nem parece que é a mesma que começou, com direito até a uma caça ao tesouro, misturado com um “Terror em Amityville”, num samba do crioulo doido eletrizante onde os sustos paralelos em personagens sem importância alguma servem apenas para esticar o filme para as suas quase 2 horas, mas que acaba funcionando e potencializando essa entropia de terror.

O desfecho é abrupto até para que ninguém se toque do que, em tese, acontece depois, além de uma rápida, mas boa cena pós créditos já mostrando o próximo capítulo da franquia.

A Freira 2” é uma curtição que não se preocupa em fazer sentido, batendo forte na ação como moeda de troca para a falta de coerência com seu antecessor. E nessa mistureba há sim uma boa diversão.

Curiosidades:

  • No trailer há uma cena em que uma menina aponta uma lanterna no escuro e foca na freira. No filme a mesma cena acontece só que o foco está em outra personagem.
  • Em algumas cenas aparece o nome verdadeiro da freira, Valak, escrito nas paredes.

Ficha Técnica:

Elenco:
Taissa Farmiga
Jonas Bloquet
Storm Reid
Anna Popplewell
Bonnie Aarons
Katelyn Rose Downey
Suzanne Bertish
Léontine d’Oncieu
Anouk Darwin Homewood
Peter Hudson
Tamar Baruch
Natalia Safran
Maxime Elias-Menet
Pascal Aubert

Direção:
Michael Chaves

História e Roteiro:
Ian Goldberg
Richard Naing
Akela Cooper

Produção:
Peter Safran
James Wan

Fotografia:
Tristan Nyby

Trilha Sonora:
Marco Beltrami

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram