Fazer sátiras é fácil. Fazer uma sátira que realmente preste já é mais difícil. Fazer uma sátira com uma qualidade tão boa que se sustente como um filme solo sem se apoiar naquilo que satiriza é uma proeza. E o diretor Paul Feig das ótimas comédias “As Bem Armadas” e “Missão Madrinha de Casamento” chega exatamente nesse patamar de excelência.
Reparem que em todos os três filmes ele trabalha com a super carismática Melissa McCarthy. Não é pra menos: o seu estilo e timing cômico parecem se encaixar em qualquer tipo de produção, fazendo dela uma improvável, mas certeira protagonista. E aqui ela é Susan Cooper, uma agente da CIA que apesar de muitas habilidades, sempre ficou no escritório por causa da sua insegurança. Quando o espião e seu interesse amoroso Bradley Fine (Jude Law de “O Grande Hotel Budapeste”, impagável) é considerado morto pela maquiavélica vilã Rayna (Rose Byrne de “Vizinhos”), Susan decide entrar em campo, o que vai render as mais hilárias confusões.
O roteiro muito bem escrito pelo próprio Feig se utiliza de todas as convenções dos filmes de espionagem, principalmente de 007, e distorce da forma politicamente incorreta que o espectador vai rolar de rir. Ainda assim, ele não descamba para o ridículo com elenco e diretor comprando a idéia do gênero, como se fosse um filme sério. E talvez seja justamente por isso que o resultado seja tão bom: funciona como um ótimo filme de espionagem com a comédia e apesar dela.
Destaque para Jason Statham (“Rendenção”) que consegue parodiar seu próprio estilo de personagem de ação, transformando-se numa espécie de Inspetor Cluseau brutamontes.
“A Espiã que Sabia de Menos” tem tudo o que as melhores comédias oferecem: roteiro consistente e afinado, personagens hilários sem ser ridículos e com tiradas afiadíssimas, produção de alto nível e politicamente incorreta sem abusar da inteligência do público. Recomendadíssimo.
Curiosidade: o título em português é uma paródia ao excelente suspense “O Espião que Sabia Demais“.
Ficha Técnica
Elenco:
Melissa McCarthy
Jude Law
Jason Statham
Rose Byrne
Miranda Hart
Morena Baccarin
Bobby Cannavale
Peter Serafinowicz
Curtis Jackson aka 50 Cent
Direção:
Paul Feig
Produção:
Peter Chernin
Paul Feig
Jessie Henderson
Jenno Topping
Fotografia:
Robert D. Yeoman
Trilha Sonora:
Theodore Shapiro