A história real de Betty Ann Waters que fez um curso de direito apenas para tentar tirar das grades seu irmão Kenny acusado de ter cometido assassinato. A história é contada de forma competente por Tony Goldwin, o qual costuma revezar nos cargos de ator como em “Assassino a Preço Fixo” com menos sucesso e diretor como em “Um Beijo a Mais”, sendo que nesta última atribuição se mostra cada vez com melhor desempenho.
A Oscarizada Hilary Swank de “Noite de Ano Novo” interpreta a protagonista numa atuação bastante humana, diferente dos tipos masculinos que lhe renderam tantas premiações, mas ainda sim mostrando que é uma artista bastante versátil. Tão importante como a batalha que envolve o crime do irmão, é a sua luta inglória e nem sempre vencedora de conseguir ser mãe, esposa e se doar para fazer justiça.
Destaque também para a premiada Melissa Leo “Corações Partidos” como a dúbia policial que faz tudo para a condenação do irmão de Waters. Ela parece conseguir encontrar um ótimo papel atrás do outro. Lógico que quem rouba todas as cenas é Sam Rockwell (“Cowboys & Aliens”) como o instável irmão preso, o qual é dono de uma personalidade tão complexa que faz pairar a dúvida se ele é mesmo inocente.
E é aí que o filme prega uma certa peça no espectador: faz questão de confundir o espectador se Kenny é inocente mesmo, mas aplica essa dúvida em Betty Ann, como se ela nunca tivesse perguntado diretamente a ele sobre sua culpa. Os diálogos em que Kenny se esquiva dessas perguntas apenas para deixar no ar a dúvida é quase um insulto à inteligência do público. Outro ponto negativo é a chatinha da Minnie Driver (“A Minha Versão do Amor”) como a melhor amiga de Betty Ann.
Contudo, o diretor tem uma mão firme e um roteiro sólido que contribui para que mesmo um pouco longo demais (passa os cem minutos), “A Condenação” não perca o fôlego e que chegue a seu terceiro ato emocionando o público. Uma ótima transposição de história real para as telonas.
Ficha Técnica
Elenco:
Hilary Swank
Sam Rockwell
Minnie Driver
Melissa Leo
Thomas D. Mahard
Owen Campbell
Conor Donovan
Laurie Brown
John Pyper-Ferguson
Ele Bardha
Rusty Mewha
Marc Macaulay
Bailee Madison
Tobias Campbell
Direção:
Tony Goldwyn
Produção:
Tony Goldwyn
Andrew S. Karsch
Andrew Sugerman
Fotografia:
Adriano Goldman
Trilha Sonora:
Paul Cantelon