O Dr. Greene (Eric Bana de “Rei Arthur: A Lenda da Espada”) foi requisitado para prestar um atendimento numa casa de idosos que está para ser demolida, porque só há uma residente que se recusa a sair: Rose (Vanessa Redgrave de “O Mordomo da Casa Branca”), uma senhora já senil que se sente injustiçada por ter sido erroneamente acusada de matar seu filho recém-nascido quando jovem.
Greene então escuta sua história e lê uma carta em forma de livro disfarçado sobre a juventude de Rose (agora na pele de Rooney Mara de “Lion: Uma Jornada Para Casa”) que viveu numa Irlanda dividida na Segunda Guerra e acabou se apaixonando por um britânico (Jack Reynor de “Free Fire”), o que despertou o ciúme do padre local (Theo James de “Anjos da Noite: Guerras de Sangue”), cujos desdobramentos podem acabar com a sua paz e sanidade.
O diretor Jim Sheridan tem obras sensacionais, mas veio decaindo nos últimos anos (exemplo: “A Casa dos Sonhos”), mas nesse drama ele conseguiu um bom roteiro que dá o básico para que o elenco se insira bem na trama e se destaque, mesmo que o fator previsibilidade seja crucial para que o drama não surpreenda, apesar de o terceiro ato conter um arco emocional digno de tocar a plateia. Se o trio Rooney Mara, Eric Bana e Vanessa Redgrave foram o elo forte de conexão com o público, Jack Reynor e, principalmente Theo James parecem jogar contra, sendo este último a perfeita expressão de quem nem sabe o que está fazendo lá.
Destaque para a belíssima trilha de Brian Byrne (“O Coro”) que faz bonito com o piano, principalmente no último ato quando a cena envolvendo o instrumento transpassa o presente e leva o espectador até o flashback numa fluidez impecável.
Baseado no bestseller de Sebastian Barry, “A Carta Secreta” é um filme bipolar, onde num mesmo aspecto, seja roteiro, atuação ou condução, há momentos valiosos e outros que só caem no lugar comum. Faltou pouco, mas não decolou como deveria.
Ficha Técnica
Elenco:
Rooney Mara
Aidan Turner
Theo James
Eric Bana
Vanessa Redgrave
Jack Reynor
Susan Lynch
Tom Vaughan-Lawlor
Adrian Dunbar
Omar Sharif Jr.
Pauline McLynn
Charlie Kelly
Elva Trill
Brian Fortune
Direção:
Jim Sheridan
Produção:
Noel Pearson
Rob Quigley
Jim Sheridan
Fotografia:
Mikhail Krichman
Trilha Sonora:
Brian Byrne