Napoleão (“Napoleon”)

Ridley Scott é um daqueles diretores que sempre que acerta (e quase sempre acerta) faz uma união perfeita do PopArt, isto é, consegue juntar a sua arte com sua veia comercial, elevando um produto do mainstream a outro patamar, visto suas franquias como “Alien”, “Blade Runner” e outros. Em ”Napoleão”, ele consegue praticamente a mesma […]

Casa Gucci (“House of Gucci”)

“Casa Gucci” é um novelão das oito. É uma “Avenida Brasil”, um “Vale Tudo”, uma “Senhora do Destino”. Aliás, antes fosse, pois contar a intrincada saga de intrigas que culmina em assassinato da família dona de uma das marcas mais conceituadas da moda mundial é um desafio impossível mesmo nas pouco mais de duas horas […]

O Último Duelo (“The Last Duel”)

Os grandes estão de volta e Ridley Scott de “Todo o Dinheiro do Mundo” conseguiu trazer uma excelente mensagem sobre a cultura do estupro que remonta do caso real de um dos primeiros estupros documentados na França pouco antes do século XV, mas com uma abordagem que tem tudo a ver com o nosso presente. […]

Todo o Dinheiro do Mundo (“All the Money in the World”)

E pensar que a história mais fantástica de “Todo o Dinheiro do Mundo” foi como o diretor Ridley Scott (“Alien: Covenant”) conseguiu substituir inteiramente o ator Kevin Spacey (“Em Ritmo de Fuga”) depois que foi acusado de estupro e assédio – o que enterrou a sua carreira – por Christopher Plummer (“Memórias Secretas”) numa bateria […]

Alien: Covenant

Apesar de levar o nome “Alien”, ele está muito mais próximo de “Prometheus” – seu antecessor – do que irá ser cronologicamente o clássico “Alien – O Oitavo Passageiro”, mesmo que os créditos iniciais sejam uma clara homenagem ao filme que começou uma das grandes sagas de ficção / terror da história. Essa proximidade da […]

Perdido em Marte (“The Martian”)

Receita para “Perdido em Marte”: 1. Pegue “O Náufrago”; 2. Misture com “Gravidade”; 3. Acrescente pitadas de “Interestelar”; 4. Tire todas as calorias, deixando o filme leve. Prontinho! E não é que o diretor Ridley Scott (“Êxodo: Deuses e Reis”) conseguiu com essa receita fazer algo raro chamado ficção família? Não é infantilizado, mas também […]

Êxodo: Deuses e Reis (“Exodus: Gods and Kings”)

Ridley Scott está cada vez mais burocrático em seus filmes, o que não o impede de fazer uma obra um pouco acima da média de vez em quando e sempre uma super produção. Depois do seu fraco “O Conselheiro do Crime”, ele volta ao terreno que lhe rendeu prêmios com “Gladiador”: os épicos. Recontando a […]

O Conselheiro do Crime (“The Counselor”)

Tinha tudo pra dar certo: um diretor do calibre de Ridley Scott (“Prometheus”), um roteirista do porte de Cormac McCarthy (“Onde os Fracos Não Tem Vez”) e um elenco com os melhores de artistas da atualidade. Mas não decolou. O motivo? Excesso de pretensão. A começar pelo próprio roteiro: o novo queridinho de Hollywood Michael […]

Prometheus

Um dos filmes mais esperados do ano, pelo menos para os fãs da ficção científica e principalmente da franquia iniciada por “Alien – O Oitavo Passageiro” de 1979 que, mesmo sendo apenas o segundo filme do na época iniciante Ridley Scott, acabou por definir o gênero terror no espaço. Ao ser questionado se o filme […]