Ladrões (“Caught Stealing”)

O premiadíssimo cineasta Darren Aronofsky de “A Baleia” tentou fazer uma espécie de filme de gangue no estilo de Guy Ritchie com toques poéticos, mas não deu certo, pois quase tudo no roteiro joga contra, e que foi escrito pelo autor do livro homônimo, Charles Huston. O filme se passa em 1998 em Nova York […]

A Baleia (“The Whale”)

Não costumo ler nada sobre filmes antes de assisti-los para não prejudicar minha experiência, muito menos a minha crítica. Só que em tempos de Oscar é quase impossível não tropeçar em pelo menos alguma manchete sobre alguns dos indicados. Havia visto mais uma vez “A Baleia” ser descrito como “um sentimentalismo barato (sem diminuir o […]

Mãe! (“Mother!”)

Genialidade é fazer uma alegoria bíblica da existência humana num filme que se passa unicamente dentro de uma casa. Parte de toda a beleza envolvida consiste no espectador fazer uma análise em retrospecto de todos os acontecimentos e como relacioná-los às suas respectivas alegorias. Vamos fazer isso após a crítica, mas por enquanto não podemos […]

Noé (“Noah”)

Antes de qualquer coisa é importante traçarmos uma linha aqui: vamos considerar “Noé” não um filme baseado nos escritos bíblicos, mas uma aventura dramática levemente inspirada neles. Primeiro porque realmente não foi: houve grande influência de uma graphic novel francesa sobre o mesmo tema. Segundo porque o diretor Darren Aronofsky (“Cisne Negro”) e seus roteiristas […]

Cisne Negro (“Black Swan”)

Digam o que quiser, mas “Cisne Negro” é um filme de terror. E sim, finalmente um filme de terror indicado ao Oscar. O grande diferencial é que o terror gerado tem suas raízes em relações que beiram o drama. Natalie Portman (“Sombras de Goya“) é Nina, uma bailarina dedicada, mas com uma idade limite para […]