Ben-Hur (EUA, 1959)

[youtube 8SOT0ofuscU]

Para o público jovem que adorou “Gladiador” de 2000, um aviso: o filme foi totalmente inspirado numa das maiores obras-primas de todos os tempos, “Ben Hur“. Com quase 4 horas de duração, o filme conta a história de Ben Hur Judah que de príncipe passou a escravo por causa da traição de seu invejoso melhor amigo, e de escravo a corredor de bigas, na sua forma de se vingar. Percebe-se logo a estrutura narrativa similar a “Gladiador”.

Vencedor de 11 Oscars, teve a produção mais colossal e bem cuidada da época que faria bonito até nos dias de hoje. Traz a interpretação mais marcante de Charlton Heston como o protagonista e porque não dizer, uma das interpretações mais marcantes de todos os tempos.

Além disso, seu roteiro beira a perfeição e utiliza uma técnica somente assumida pelo cinema décadas depois: a de misturar realidade e ficção, como se fosse uma reconstituição ficcional, ao misturar a própria história de Jesus Cristo com a de Ben Hur. Com algumas das cenas mais tensas (corrida de bigas) e mais emocionantes (crucificação de Cristo) da história do cinema, Ben Hur é um filme mais que obrigatório onde as 4 horas de duração passam voando.

Nota 10


Ficha Técnica

Elenco:
Charlton Heston
Jack Hawkins
Haya Harareet
Stephen Boyd

Direção:
William Wyler

Produção:
Sam Zimbalist

Fotografia:
Miklós Rózca

Trilha Sonora:
Aaron Zigman

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Respostas de 2

  1. Esse definitivamente é o melhor filme de todos os tempos, e eu não entendo até hoje como outros filmes ganharam o mesmo número de estatuetas e não chegaram mesmo aos pés desse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + onze =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.