Criação (“Creation”, Inglaterra, 2009)

Aquela expressão “Sua vida dá um filme” vale pra muita gente. Pra Charles Darwin, autor do livro “A Origem as Espécies” que revolucionou a maneira com que a ciência enxerga a evolução na Terra, o tiro talvez tenha saído pela culatra.

Interpretado pelo sempre competente Paul Bettany (“A Vida Secreta das Abelhas“), ele faz um Darwin prestes a acabar seu livro, porém com um furacão emocional em sua vida: doente e devastado pela morte da filha, ele passa a vê-la como um fantasma; está pressionado pelos colegas céticos a lançar seu livro o quanto antes com o objetivo de “matar” Deus, ao mesmo tempo em que enfrenta um embate emocional com sua esposa devota fervorosa do Cristianismo (Jennifer Connelly de “Coração de Tinta“, esposa de Bettany também na vida real).

Mesmo que aparentemente haja fatores suficientes para se escrever um bom drama, esta adaptação do livro homônimo escrito pelo (pasmem) tataraneto de Darwin, Randal Keynes, apenas se resume dar um certo glamour a um roteiro estaque, daquela forma pasteurizada que só Hollywood pode produzir (isso não é um elogio) e manipular o espectador através dos cortes no tempo da narrativa numa tentativa vã de torná-la mais dinâmica.

Mesmo com boas atuações, principalmente do protagonistas, as quais devem despertar certa afinidade com o público, e uma reconstituição de época decente, a abordagem do diretor Jon Amiel foi completamente equivocada, diluindo o verdadeiro drama em montagens, edições e trilha sonora manipuladores, mas que no resultado final, são descartadas por quem está prestando atenção.

Criação” tem algumas seqüências interessantes como as animações ilustrando o ciclo da vida, mas falha ao contar o drama da deste grande visionário que foi Charles Darwin. A vida dele pode até dar um filme. Mas não esse.

[rating:2]


Ficha Técnica

Elenco:
Paul Bettany
Jennifer Connelly
Jeremy Northam
Toby Jones
Benedict Cumberbatch
Jim Carter
Martha West
Teresa Churcher
Harrison Sansostri
Zak Davies
Christopher Dunkin

Direção:
Jon Amiel

Produção:
Jeremy Thomas

Fotografia:
Jess Hall

Trilha Sonora:
Christopher Young

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram