Caso 39 (“Case 39”, Canadá / EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

Parece um mantra, mas todo artista de Hollywood que povoa as comédias românticas acaba caindo num filme de terror. Vide Jim Carrey com seu “Número 23“, Cameron Diaz com o recente “A Caixa” e agora Renée Zellweger cuja última empreitada no cinema havia sido a comédia romântica (opa!) “Recém Chegada“.

Ela é a assistente social Emily que, atolada com 38 casos de maus tratos em crianças, ainda se depara com mais um. A peculiaridade é que nesse, os pais querem mandar pro inferno sua filhinha de 10 anos, Lilith (Jodelle Ferland de “Contraponto“). Na hora H, eles são presos e a menina acaba sob a guarda de Emily. Só depois ela vai descobrir que Lilith não é nada daquilo que parece ser e que deixaria crianças como a de “A Órfã” parecendo anjinhos.

O primeiro ponto negativo do filme é a questão dos sustos. É quase uma falta de caráter de um diretor quando os sustos provocados, nada tem a ver com a história, como por exemplo, um despertador que toca de repente ou um cachorro que começa a latir do nada, mas que não se relacionam com as cenas de tensão em si. Por outro lado o roteiro até o início do terceiro ato amarra muitíssimo bem a impossibilidade de Emily encontrar uma saída para sua situação, caindo em si gradativamente sobre a real condição de Lilith e esgotando suas alternativas até chegar à derradeira decisão de matá-la.

Entretanto é no último ato que a história se fragiliza: o componente sobrenatural da trama parece apenas servir à conveniência do roteiro, isto é, a pestinha mirim só é imbatível quando se convenciona assim, sem nenhum critério coerente. De outra maneira, o desfecho seria bem diferente, mas logicamente não se pode falar disso pra não estragar a surpresa.

Com efeitos especiais eficientes, mas discretos até demais, e atuações mornas, “Caso 39” é um terror que funciona em alguns níveis, mas falha feio em pontos cruciais da narrativa. Torna-se então um terror mediano e uma oportunidade que merecia ser melhor aproveitada.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Renée Zellweger
Jodelle Ferland
Ian McShane
Kerry O’Malley
Callum Keith Rennie
Bradley Cooper
Adrian Lester
Georgia Craig
Cynthia Stevenson

Direção:
Christian Alvart

Produção:
TiSteve Golin
Kevin Misher

Fotografia:
Hagen Bogdanski

Trilha Sonora:
Michl Britsch

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Respostas de 4

  1. Apesar de estar de saco cheio desse tema exaustivo de ”criancinha endemoniada” até gostei do filme, tem uns sustos, na hora que ela fala com a voz do coisa ruim é legal, mas como vc disse, é um filme mediano, aliás, faz tempo que não vejo um terror decente.

  2. cara, eu até gostei bastante do filme. dá uma tensao legal que nao achava há tempos nos ultimos filmes, como a cena do quarto quebrando e ela correndo até o ponto de ônibus.

    só o que nao achei legal foi o final. é sempre a mesma coisa…o cara parece que usa toda a sua inteligencia no desenrolar da trama e acaba cagando tudo no pessimo final…mas…mesmo assim, nada que venha a desvalorizar o filme

  3. assino em baixo, desenrolar tenso e envolvente mas faltou explorar um pouco mais a pestinha, ficou tudo pros ultimos minutinhos do fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + um =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.