Cinéfilo brasileiro não tem um dia de paz mesmo. Quem poderia imaginar que um filme chamado “Destruição Final” com um grande FINAL no título iria ter uma continuação? Quem poderia imaginar que Hollywood iria querer acabar com o mundo 2 vezes na mesma história? É como se lançassem a continuação “O Dia Depois Do Dia Depois De Amanhã” (fazendo troça com o original de 2004.
Toda a equipe e elenco do primeiro filme voltaram para continuar sua história onde, 5 anos se passaram dentro do bunker que eles acham no final do antecessor. Só que o mundo, digamos, não parou de acabar, e assim, o banker é destruído e eles devem achar um outro refúgio que pode ser a cratera onde o primeiro grande meteoro atingiu a Terra.
O primeiro filme foi ótimo no sentido em que explorava o aspecto humano de uma catástrofe mundial, abordando tanto a coletividade, quando a unidade da família protagonista do personagem de Gerard Butler. Dessa vez é simplesmente um filme de ação com fases tipo de vídeo game vendo John, a esposa Allison e o filho Nathan, sendo a família mais azarada do mundo, pois onde eles estão sempre acontece uma tragédia natural, mas ao mesmo tempo a família mais sortuda do mundo, pois sempre que há a tragédia natural, eles são os únicos que sobrevivem.
Os personagens coadjuvantes vão morrendo aos poucos, naquele estilo bem clichê do gênero e alguns, pasmem, simplesmente desaparecem do filme sem nem se despedir.
Como se não bastasse, os roteiristas esqueceram que Nathan tem diabetes: a doença do filho era o principal motor propulsor dramático da trama do antecessor, e seu personagem tinha uma condição irreversível. Dessa vez, sua doença nem sequer é citada em nenhum momento. Ou seja, o apocalipse cura diabetes!
A produção só não vai direto para a lata do lixo porque pelo menos as cenas de ação – que tomam conta de grande parte da história – são muito bem-feitas e os efeitos especiais são bem decentes, funcionando pelo menos como passatempo.
“Destruição Final 2” começa de um roteiro que não teve o mínimo de cuidado com os acontecimentos anteriores, saindo de uma ficção dramática para uma ação descerebrada. Podíamos ter ficado sem esse fim de mundo.
Ficha Técnica:
Elenco:
Gerard Butler
Morena Baccarin
Tommie Earl Jenkins
Trond Fausa
Amber Rose Revah
Gina Gangar
Antonio De Lima
Peter Polycarpou
Beruce Khan
Roman Griffin Davis
Gísli Örn Garðarsson
Sidsel Siem Koch
Faraz M. Khan
Nathan Wiley
Gordon Alexander
Alex Lanipekun
Shayn Herndon
Rachael Evelyn
Direção:
Ric Roman Waugh
História e Roteiro:
Mitchell LaFortune
Chris Sparling
Produção:
Brendon Boyea
Gerard Butler
Basil Iwanyk
Erica Lee
Sébastien Raybaud
Alan Siegel
Ric Roman Waugh
John Zois
Fotografia:
Martin Ahlgren
Trilha Sonora:
David Buckley





