O diretor Sam Raimi (“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”) começa 2026 com pé direito fazendo um excelente retorno às comédias de humor negro trash dos anos 80 com a premissa mais simples do mundo: duas pessoas que se odeiam numa ilha deserta.
Rachel McAdams de “Desobediência” está versátil como nunca no papel de Linda, uma gerente ansiosa que foi prometida o cargo de vice-presidente, até que o dono da empresa morre e quem assume é o arrogante filho Bradley (Dylan O’Brien de “Os Horrores do Caddo Lake”), que a despreza completamente.
Num vôo de jatinho com vários executivos da empresa, ocorre um acidente (cena coreografada com excelentes efeitos especiais e muito humor negro) e sobram apenas os dois numa ilha deserta, onde vai começar uma batalha de manipulação para ver quem sai por cima.
O tema guerra de classes e guerra dos sexos é muito bem trabalhado, visto que ele, homem, é (ou era) o chefe, enquanto ela, mulher, era a submissa. Entretanto, a partir do momento em que as habilidades de sobrevivência de Linda são muito superiores, o jogo vai ficando cada vez mais interessante.
Enquanto McAdams está deliciosamente maluca e O’Brien igualmente insuportável, o diferencial é que ao desenvolver a personalidade de ambos, vemos que Linda pode ser tão perversa em determinadas situações quanto Bradley em outras.
O diretor ainda dá seu toque de colocar o máximo de trash possível, promovendo, por exemplo, a respiração boca a boca mais nojenta da história do cinema.
Talvez a torcida se divida, mas deve ser quase unânime que “Socorro!” é a diversão que já desponta como a melhor pipoca de início de ano, com atuações hilárias e um trash de respeito. É quando Louca Obsessão (1990) encontra “Náufrago” (2000).
Curiosidades:
- A câmera quando assume a visão do javali na caçada é uma homenagem ao exato tipo de tomada na visão do diabo no já cult e clássico “A Morte do Demônio”, primeiro filme de Sam Raimi.
- O calendário na mesa de Linda marca Outubro de 2026. Era para ser lançado nessa época, mas a recepção nos testes foi tão boa que decidiram adiantar a estréia.
- O melhor amigo de Sam Raimi e sempre parceiro Bruce Campbel faz uma peculiar participação: ele é o pai de Bradley que só aparece rapidamente numa foto no escritório da presidência.
- O filme faz uma homenagem ao papel de Rachel McAdams em “Garotas Malvadas”, colocando a música de seu personagem “One Way or Another” de Blondie.
- A cobra que aparece no trailer não aparece no filme.
- A colega de trabalho com quem Linda conversa logo no início do filme é interpretada pela filha do diretor, Emma Raimi.
Ficha Técnica:
Elenco:
Rachel McAdams
Dylan O’Brien
Edyll Ismail
Dennis Haysbert
Xavier Samuel
Chris Pang
Emma Raimi
Kristy Best
Bruce Campbell
Direção:
Sam Raimi
História e Roteiro:
Damian Shannon
Mark Swift
Produção:
Zainab Azizi
Sam Raimi
Fotografia:
Bill Pope
Trilha Sonora:
Danny Elfman





