Vitória

O filme é baseado numa história real ocorrida em 2005 de uma senhora de mais de 80 anos que vivia em seu apartamento de frente para a favela onde constantemente aconteciam tiroteios e passou a filmar todos os movimentos dos criminosos. Ao entregar as fitas para a polícia, ela passa a correr risco de vida.

Fernanda Montenegro é soberba como a Dona Nina e carrega o filme nas costas, que é dirigido pelo seu genro Andrucha Waddington, rostinho conhecido, prestigiado e de longa carreira na Rede Globo.

Com quase 2 horas, nem sempre o ritmo agrada, com algumas esticadas programadas que agregam pouco ou apenas contemplativa da força da protagonista já nos seus quase 95 anos na época das filmagens. Há muitas idas e vindas com pouca ação e ainda menos reviravoltas.

O roteiro acerta muito é no drama pessoal da Dona Nina que ao mesmo tempo é uma bela e triste história e quando contada pela atriz, o espectador se sente abraçado e amparado, ao mesmo tempo em que também sente necessidade de amparar a personagem.

Ou seja, a fragilidade de Nina se dá muito mais pela performance de Fernanda Montenegro do que por uma ameaça real do roteiro que, no máximo, dá uma ou duas investidas incertas que não constroem a tensão desejada e ainda vira clichê.

Vitória” sempre cresce quando foca na protagonista e desce quando tenta movimentar a história. Fernanda é inesquecível, mas o resto é esquecível.

Curiosidades:

  • A personagem real era negra, enquanto Fernanda Montenegro é branca. Isso aconteceu em parte porque o filme foi feito em 2022 e a personagem real, Joana Zeferino, faleceu em 2023. Por estar no programa de proteção às testemunhas, não era possível revelar sua identidade nem suas características físicas. Ainda assim, foi uma das primeiras vezes que não houve cancelamento nas redes sociais porque a atriz faz parte de um núcleo protegido justamente por quem coordena a maioria dos cancelamentos nas redes.
  • O filme iria ser dirigido por Breno Silveira (“Os Dois Filhos de Francisco”), mas ele morreu no primeiro dia das filmagens. Assim, foi substituído por Andrucha Waddington.

Ficha Técnica:

Elenco:
Fernanda Montenegro
Alan Rocha
Linn da Quebrada
Sacha Bali
Jeniffer Dias

Direção:
Andrucha Waddington

História e Roteiro:
Paula Fiuza
Fábio Gusmão
Breno Silveira

Produção:
Breno Silveira
Andrucha Waddington

Fotografia:
Lula Cerri

Trilha Sonora:
Antonio Pinto

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 2 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.