Não deixa de ser interessante a diva decana Emma Thompson de “Um Ato de Esperança” saindo do seu salto britânico e entrando num personagem bem americano e bem diferente do que a gente conhece nesse suspense.
Ela é Barb, que perdeu o marido amado há um tempo e se dirige para um lago no meio do nada em pleno inverno congelante. No caminho ela acha uma cabana e descobre que um casal está fazendo uma menina de refém para um misterioso propósito. Sem ninguém para ajudá-la ela tentará salvar a vida da menina.
O diretor Brian Kirk de “Crime Sem Saída” seguiu burocraticamente o bingo do clichê de filmes de suspense / ação, ao ponto de esgotar o fato de que os vilões quererem matar a protagonista até o momento que eles têm chances reais de matar, mas daí apenas a capturam sem justificativa, artifício narrativo que só faz passar raiva a qualquer um que tenha mais dois neurônios.
Claro que os vilões têm aquele estereótipo básico e exagerado para o público não fazer perguntas mais profundas sobre suas motivações.
Engolindo a seco tudo isso, o ritmo longe do eletrizante, mas satisfatório, dá conta de entreter, a não ser quando corta para a subtrama do passado de Barb e seu marido, que talvez tenha mais tempo de tela que o necessário, pois acaba convergindo para uma única cena no final, a qual é emocionante, mas não precisava de tanto prelúdio.
Sem dúvida o grande destaque vai para a direção de fotografia de Christopher Cross (“A Grande Fuga”) que consegue mostrar a beleza e isolamento de uma floresta totalmente tomada pela neve, além da cena da água final que dava para ser um quadro belíssimo.
“O Frio da Morte” tem todos os bons elementos, mas também conta com todos os péssimos elementos que um suspense pode angariar. Só para os fãs de Emma Thompson.
Curiosidades:
- Quem interpreta a Barb mais jovem é a própria filha de Emma Thompson, Gaia Wise.
- Apesar do filme se passar no EUA, ele foi filmado completamente na Finlândia.
- O “pirulito” que a vilã sempre usa, na verdade é um remédio chamado Fentanyl que pode ser aplicado nas bochechas.
Ficha Técnica:
Elenco:
Emma Thompson
Judy Greer
Marc Menchaca
Laurel Marsden
Gaia Wise
Cúán Hosty-Blaney
Direção:
Brian Kirk
História e Roteiro:
Nicholas Jacobson-Larson
Dalton Leeb
Produção:
Jon Berg
Jonas Katzenstein
Maximilian Leo
Greg Silverman
Fotografia:
Christopher Ross
Trilha Sonora:
Volker Bertelmann





