Talvez esse seja um dos primeiros filmes – senão o primeiro – que se pode dizer que ele é COM Eddie Murphy, mas não DO Eddie Murphy. Todo filme do Eddie Murphy, seja ele bom ou ruim, tem a marca registrada de sua persona, seja como principal (“Um Tira da Pesada”), seja dividindo a tela com outros atores (“Certas Pessoas”).
Só que aqui Murphy não aparece, pelo menos o ator que nós conhecemos e gostamos, como se fosse simplesmente um genérico dele, o que já é um péssimo sinal.
Ele é Russel motorista de carro blindado prestes a se aposentar e que tem que dividir sua última rota com o novato chato Travis (Pete Davidson de “Asilo Maligno”). O que era para ser uma viagem tranquilo, mudou de rumo quando a dupla precisa escapar de um pano de roubo por uma quadrilha liderada pela misteriosa Zoe (Keke Palmer de “Quando o Céu Se Engana”).
A história é tão idiota que chega a ser surreal que o filme foi produzido e atraiu esse elenco de peso. O plano da quadrilha é de quinta categoria, a dinâmica entre os personagens não faz sentido, a sequência de eventos é absurda e cada reviravolta só piora.
Durante toda essa bagunça Eddie Murphy parece dopado, como se nem fosse com ele. Há uma única cena em que ele chega perto da sua persona, mas antes que o espectador termine de respirar, o momento se vai.
Para se ter uma idéia, na cena em que a esposa de Russel (Eva Longoria de “Nossa Vida com Cães”) aparece no segundo ato, o que era para ser cômico, vira risível, como quase a intenção de todas as cenas, até o constrangedor desfecho.
O diretor Tim Story de “The Blackening – Jogo Mortal” perdeu a noção da escolha de roteiros para dirigir e transformou “A Última Missão” num filme que merece o ostracismo de um trash mal-feito com o orçamento de uma grande produção e elenco. Decepcionante.
Ficha Técnica:
Elenco:
Eddie Murphy
Pete Davidson
Keke Palmer
Jack Kesy
Ismael Cruz Cordova
Eva Longoria
Andrew Dice Clay
Jef Holbrook
Direção:
Tim Story
História e Roteiro:
Kevin Burrows
Matt Mider
Produção:
John Davis
John Fox
Charisse M. Hewitt
Eddie Murphy
Tim Story
Fotografia:
Larry Blanford
Trilha Sonora:
Christopher Lennertz





