Direção muito bem-feita para um roteiro tão preguiçoso: Franz Rogowski (“Bird”) é Tomas, um cineasta que vive uma relação com Martin (Ben Whishaw de “Entre Mulheres”) até conhecer Agathe (Adèle Exarchopoulos de “A Última Fronteira”). Então ele acaba querendo ter o melhor dos dois mundos, sem o cuidado com quem ama (ou acha que ama).
Na real, é sobre um cara narcisista e egoísta que quer ficar com duas pessoas ao mesmo tempo e sem se importar com o que elas sentem e deve acabar ficando sem ninguém.
Essa história simplória consegue ser bastante razoável por dois fatores: o primeiro é a direção de Ira Sachs (“Vida de Casado”) transforma um pingue pongue previsível numa construção palatável. Fica óbvio o absurdo em que Martin e Agathe sejam tão condescendente a um personagem insuportável como Tomas, mas o diretor consegue criar uma narrativa onde isso fica crível e ainda dando dinâmica à trama.
Outro ponto altíssimo é Ben Whishaw que faz uma atuação perfeita com o seu passivo Martin onde olhares e gestos conseguem dizer mais do que palavras. Nessa hora o ator consegue ser interpretado através de suas microexpressões, como na belíssima cena do restaurante entre ele e Agathe próximo do final.
Aliás, não deixa de ser interessante que a sexualidade de Martin nunca é questionada, com essa fluidez entrando numa interessante zona de normalidade.
Para quem gosta do som original é delicioso um filme multi linguagem, os personagens trocam com naturalidade o inglês e francês.
“Passagens” é um romance cotidiano – que podia muito bem ser um filme brasileiro – com as doses equilibradas de sensualidade, ótimas atuações e direção, e outros elementos que escondem um roteiro que tem pouco a dizer, isto é, mostra-se muito para acontecer pouco.
Curiosidades:
- Apesar de ser todo falado em francês e inglês, os dois atores principais são alemães.
- No início do filme, a claquete do filme dentro do filme também se chama “Passagens”.
Ficha Técnica:
Elenco:
Franz Rogowski
Ben Whishaw
Adèle Exarchopoulos
Erwan Kepoa Falé
Arcadi Radeff
Théo Cholbi
William Nadylam
Direção:
Ira Sachs
História e Roteiro:
Mauricio Zacharias
Ira Sachs
Arlette Langmann
Produção:
Saïd Ben Saïd
Michel Merkt
Fotografia:
Josée Deshaies





