Passagens (“Passages”)

Direção muito bem-feita para um roteiro tão preguiçoso: Franz Rogowski (“Bird”) é Tomas, um cineasta que vive uma relação com Martin (Ben Whishaw de “Entre Mulheres”) até conhecer Agathe (Adèle Exarchopoulos de “A Última Fronteira”). Então ele acaba querendo ter o melhor dos dois mundos, sem o cuidado com quem ama (ou acha que ama).

Na real, é sobre um cara narcisista e egoísta que quer ficar com duas pessoas ao mesmo tempo e sem se importar com o que elas sentem e deve acabar ficando sem ninguém.

Essa história simplória consegue ser bastante razoável por dois fatores: o primeiro é a direção de Ira Sachs (“Vida de Casado”) transforma um pingue pongue previsível numa construção palatável. Fica óbvio o absurdo em que Martin e Agathe sejam tão condescendente a um personagem insuportável como Tomas, mas o diretor consegue criar uma narrativa onde isso fica crível e ainda dando dinâmica à trama.

Outro ponto altíssimo é Ben Whishaw que faz uma atuação perfeita com o seu passivo Martin onde olhares e gestos conseguem dizer mais do que palavras. Nessa hora o ator consegue ser interpretado através de suas microexpressões, como na belíssima cena do restaurante entre ele e Agathe próximo do final.

Aliás, não deixa de ser interessante que a sexualidade de Martin nunca é questionada, com essa fluidez entrando numa interessante zona de normalidade.

Para quem gosta do som original é delicioso um filme multi linguagem, os personagens trocam com naturalidade o inglês e francês.

“Passagens” é um romance cotidiano – que podia muito bem ser um filme brasileiro – com as doses equilibradas de sensualidade, ótimas atuações e direção, e outros elementos que escondem um roteiro que tem pouco a dizer, isto é, mostra-se muito para acontecer pouco.

Curiosidades:

  • Apesar de ser todo falado em francês e inglês, os dois atores principais são alemães.
  • No início do filme, a claquete do filme dentro do filme também se chama “Passagens”.

Ficha Técnica:

Elenco:
Franz Rogowski
Ben Whishaw
Adèle Exarchopoulos
Erwan Kepoa Falé
Arcadi Radeff
Théo Cholbi
William Nadylam

Direção:
Ira Sachs

História e Roteiro:
Mauricio Zacharias
Ira Sachs
Arlette Langmann

Produção:
Saïd Ben Saïd
Michel Merkt

Fotografia:
Josée Deshaies

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.