O cinema nacional dá espaço para uma história de impacto sobre a infância perdida que ocorre através da exploração de menores, às vezes até dentro da própria família nas comunidades ribeirinhas da Ilha do Marajó.
A cineasta Marianna Brennand fez questão de preservar costumes e sotaques paraenses para contar a história de Marcielle (a atriz paraense Jamilli Correa que nas filmagens estava com 13 anos) que é abusada pelo pai (Rômulo Braga de “Homem com H”) e se vê numa situação de uma família conivente num ambiente aberto à exploração e não sabe como quebrar este ciclo.
A diretora soube como construir a introdução apresentando todos os eventos do primeiro ato como corriqueiros, também mostrando a vida da população ribeirinha. O gatilho do segundo ato é justamente o abuso, que é implícito, com todo cuidado, ao mesmo tempo que chega a ser assustador.
Jamilli Correa carrega o filme nas costas sendo um prodígio em todas as cenas incluindo em cenas chave como a do interrogatório junto ao personagem da corretíssima Dira Paes – a parte de “a gente chama de paca” junto com seu olhar é de partir o coração.
Mas vamos combinar que Rômulo Braga também dá um show como o pai de Marcielle e de como seu personagem entende determinadas monstruosidades como triviais, o que já indica que a prática é mais comum do que se pensa.
Aspectos técnicos como fotografia e determinados enquadramentos também são muito bem-vindos, por exemplo, em cenas em que janelas ou a própria natureza fazem um molde de cena (logo na primeira cena isso acontece).
O desfecho é forte e brusco, mas também é relevante por ser a exceção de uma triste regra que perdura na região. Se em 2006 o também brasileiro “Anjos do Sol” já expunha a exploração de menores no Nordeste, “Manas” surge como um soco no estômago ainda maior que une fortes personagens, direção madura e envolto nos costumes e músicas do Estado do Pará que já está encantando o mundo.
Ficha Técnica:
Elenco:
Jamilli Correa
Fátima Macedo
Rômulo Braga
Dira Paes
Samira Eloá
Enzo Maia
Emily Pantoja
Gabriel Rodrigues
Direção:
Marianna Brennand
História e Roteiro:
Camila Agustini
Carolina Benevides
Marianna Brennand
Marcelo Grabowsky
Antonia Pellegrino
Felipe Sholl
Produção:
Marianna Brennand
Jean-Pierre Dardenne
Luc Dardenne
Walter Salles





