Num futuro alternativo, Awkwafina de “O Canto do Cisney” é Katie, uma aspirante a atriz que chega na Califórnia para tentar a sorte nos estúdios de Hollywood. Por engano ela pela um ticket premiado da loteria. Só que no Estado da Califórnia, quem ganha na loteria precisa sobreviver por 24 horas enquanto todos (eu disse todos) os cidadãos tentam matá-la para ficar com o prêmio. Para protegê-la, aparece o mercenário filosófico Noel (John Cena de “Chefes de Estado”).
É engraçadinho que o roteiro usado para inúmeros filmes de ação desde o clássico com Arnold Schwarzenegger “The Running Man – O Sobrevivente” de 1987, tenha caído tão bem como uma comédia que, dirigida por Paul Feig, que adora um clichê como no fraco “Outro Pequeno Favor”, sofre um pouco com lugares comuns, mas tem o carisma da dupla de protagonistas para equilibrar.
Aliás, john Cena talvez seja o artista mais trabalhador nos últimos anos, barrando até o The Rock – pelo menos em filmes e séries – e mesmo com a sua persona de sempre, consegue arrancar risadas e empatia. Awkwafina por sua vez é um enigma de simpatia com uma voz única que tinha tudo para dar errado, mas brilha em qualquer papel, inclusive com um ótimo timing cômico.
O filme escorrega mais na execução, onde, além dos clichês já citados, as cenas de ação ultrapassam o bom humor para serem caricatas, e algumas até absurdas do ponto de vista das leis da natureza. Caminhando ao desfecho, o roteiro vira uma bagunça generalizada que às vezes até que ajuda, mas o finalzinho é amarra as pontas e talvez seja um dos poucos momentos que fogem do lugar comum.
“Loteria Mortal” é para se divertir mesmo que se sinta perdido em vários momentos. Basta agarrar nas mãos da dupla de protagonistas e seguir.
Curiosidades:
- No final Katie diz para Noel que chegaram num ponto em que lutadores de lita livre e Youtubers ficaram estrelas de cinema. É uma piada porque John Cena era lutador de luta livre e Awkwafina era Youtuber.
- Há uma cena em que Noel diz que é de Massachusetts, que realmente é a cidade natal de John Cena.
- John Cena é fã das Tartarugas Ninja, às quais faz várias referências durante o filme. Inclusive há uma cena com alguns bonecos das Tartarugas Ninja que são do próprio Cena.
- O monólogo que Katie faz na audição para atriz é uma linha do personagem de Samuel L. Jackson no filme “Do Fundo do Mar” de 1999.
- O diretor Paul Feig faz uma participação no final como oficial de justiça que entrega uma intimação por violação de direitos pelas Tartarugas Ninja.
Ficha Técnica:
Elenco:
John Cena
Awkwafina
Seann William Scott
Brian Ashton Smith
Adam Ray
Simu Liu
Direção:
Paul Feig
História e Roteiro:
Rob Yescombe
Produção:
Paul Feig
Laura Allen Fischer
Jeff Kirschenbaum
Joe Roth
Fotografia:
John Schwartzman
Trilha Sonora:
Theodore Shapiro