Um Maluco no Golfe 2 (“Happy Gilmore 2”)

Lembro quando vi pela primeira vez um ator novo chamado Adam Sandler num filme de 1996 chamado “Um Maluco no Golfe”. Eu odiei e não consegui entender como esse cara estava brilhando nos EUA como o novo grande nome da comédia, principalmente vindo após outro desastre (pelo menos aos meus olhos), “Um Herdeiro Bobalhão”. Não só aquele filme era chato, tosco, tinha péssimas piadas, como o humor de Sandler totalmente baseado em gritarias e maneirismos caricaturais era irritante.

O tempo foi passando, seus filmes foram estreando e vimos todos que ele era desse jeitinho, mas também era algo mais. A cada besteirol ridículo, havia um filme que chamava atenção pela sensibilidade e empatia com o público. Para cada “Zohan – Um Agente Bom de Cama” ou “Cada um tem a Gêmea que Merece” que dá vontade de vomitar, vinha os sensacionais “Afinado no Amor”, Embriagado de Amor” e “Como se Fosse a Primeira Vez”, uma das melhores comédias românticas de todos os tempos. Sandler só fez crescer, melhorar, sem perder a babaquice de alguns filmes e hoje é tido como o cara mais legal de Hollywood.

Ele e o diretor Kyle Newacheck, que já trabalharam juntos em “Mistério no Mediterrâneo” resolveram dar a Happy Gilmore, o golfista mais cabeça quente da história, uma segunda chance. Essa nova edição na verdade é quase que uma repetição do primeiro filme com o mesmo elenco (a parte de quem já faleceu), só que com um pouco mais de maturidade, até porque Gilmore agora já é um adulto quase na meia idade e com 5 filhos.

Após matar a esposa (sim) com uma bolada de golfe (também sim), ele tenta voltar ao ranking dos melhores depois de muito tempo parado enfrentando os mesmos problemas de sempre e alguns novos.

Tudo foi feito num clima de homenagem à carreira de Sandler com uma enxurrada de participações especiais, desde a família dele (esposa e filhas) que fazem até que importantes coadjuvantes, até seus amigos de longa data, grandes esportistas de vários segmentos, e astros da música como Eminem, o arroz de festa Post Malone, Kid Cudi e Bad Bunny.

O humor não mudou tanto, apesar de Sandler estar mais comedido e as piadas funcionam em diversos níveis, mas sempre dentro de um contexto razoável.

Em “Um Maluco no Golfe 2” nada é novidade e tudo é nostalgia com direito a flashbacks diretos do filme original até para localizar o espectador das antigas ou, quem sabe, criar novos espectadores para resgatar a produção de 1996, seja para rir ou passar raiva. O tempo tem dessas coisas.

Curiosidades:

  • Quando roteiro estava sendo escrito em 2024, o ator Carl Weathers, que interpretava um personagem importante no original de 96 e neste também, faleceu. Então Sandler teve que mudar muita coisa para que a história pudesse se encaixar à sua ausência ao mesmo tempo em que também prestasse uma homenagem a ele.
  • Inclusive o filme é dedicado aos artistas do original de 1996 que faleceram de lá para cá: Bob Barker (self), Carl Weathers, Frances Bay, Richard Kiel e Joe Flaherty.
  • Os filhos Homens de Gilmore são todos nomes de famosos jogadores de Hockey.
  • No primeiro filme, a avó de Gilmore aparecia, mas nunca falava seu nome. Na continuação, ela já faleceu e na sua lápide aparece seu nome, Anna.
  • Há uma cena em que o golfista profissional Scottie Scheffler. A cena foi escrita porque ele já foi preso de verdade durante um torneio por má conduta.
  • Não só as filhas de Adam Sandler fazem participações no filme como também a filha de Ben Stiller.

Ficha Técnica:

Elenco:
Adam Sandler
Julie Bowen
Christopher McDonald
Benny Safdie
Ben Stiller
Bad Bunny
John Daly
Dennis Dugan
Haley Joel Osment
Lavell Crawford
Jackie Sandler
Sadie Sandler
Sunny Sandler
Maxwell Friedman
Philip Schneider
Ethan Cutkosky
Conor Sherry
Steve Buscemi
Kevin Nealon
Kym Whitley
John Farley
Eric André
Martin Herlihy
Margaret Qualley
Verne Lundquist
Post Malone
Keegan Bradley
Fred Couples
Bryson DeChambeau
Nick Faldo
Tony Finau
Rickie Fowler
Jim Furyk
Sergio García
Brooks Koepka
Hunter Mahan
Rory McIlroy
Collin Morikawa
Jack Nicklaus
Corey Pavin
Xander Schauffele
Scottie Scheffler
Jordan Spieth
Justin Thomas
Lee Trevino
Bubba Watson
Seth Waugh
Will Zalatoris
Marcello Hernández
Travis Kelce
Nick Swardson
Eminem
Robert Smigel
Jon Lovitz
Rob Schneider
Blake Clark
Dan Patrick
Stephen A. Smith
Chris Berman
Jim Gray
Oliver Hudson
Fernando Marrero
Reggie Bush
Rebecca Quin
Nikki Garcia
Tim Herlihy
Nelly Korda
Nancy Lopez
Jonathan Loughran
Chris Titone
Boban Marjanovic
Judith Sandler
Lila Titone
Joseph Vecsey
Kyle McDonough
Jraice Finau
Paige Spiranac
Ken Jennings
Ella Stiller
Chris Witaske
James Downey
Jena Sims
Guy Fieri
Kid Cudi
Sarah Sarandos
Frank Coraci

Direção:
Kyle Newacheck

História e Roteiro:
Tim Herlihy
Adam Sandler

Produção:
Jack Giarraputo
Tim Herlihy
Adam Sandler
Robert Simonds

Fotografia:
Zak Mulligan

Trilha Sonora:
Rupert Gregson-Williams

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + dezessete =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.