O Esquema Fenício (“The Phoenician Scheme”)

O diretor Wes Anderson está de volta com sua deliciosa maneira de contar histórias, mas que já não tem a originalidade de outrora. Seus filmes dependem de 3 pilares: sua abordagem visual peculiar; seu elenco estelar e sua direção para que eles sempre sejam caricatos na medida certa; e, é claro, uma história atraente e (sempre) complexa que seja também equilibrada entre o número de personagens e o número de tramas.

Anderson traz de volta o ator Benicio Del Toro com quem trabalhou em “A Crônica Francesa” para ser o protagonista Zsa Zsa Korda, um empresário que dribla a lei para ganhar dinheiro em cima de especulações e, por isso, está sempre sujeito a sabotagens pelo governo e tentativas de assassinato.

Prestes a lançar seu empreendimento definitivo, chamado de Esquema Fenício, ele é mais uma vez sabotado e então deve viajar o mundo para pedir dinheiro emprestado para parentes e amigos, tudo ao lado de sua filha, a freira Liesl (a estreante Mia Threapleton, filha de ninguém menos que Kate Winslet).

A história mistura uma espécie de road movie onde em cada parada o espectador se depara com mais um pedaço do elenco quase sempre afiado e cheio de surpresas, com uma jornada espiritual – esta em preto e branco – onde Korda confronta sua improvável finitude com os próprios deuses.

Talvez essa última parte torça o nariz do público porque aparenta pouco nexo causal com a trama principal, pelo menos no início e, apesar de uma clara explicação na evolução do personagem, não há necessariamente um encontro das tramas.

Há algumas cenas mais ousadas, mas sempre pautadas nas cores e angulações de câmera preferidas de Anderson, inclusive com algumas homenagens ao cinema mudo como a briga no último ato e as suas já famosas edições para telas descritivas.

“O Esquema Fenício” tem uma história melhor que seu antecessor “Asteroid City”, mas também entrega um baquete de tons pastéis e artistas blasé que sempre carimba o estilo do diretor. Daqueles bons filmes de arte que ficam melhores ainda para os fãs do estilo.

Curiosidade:

  • O nome do personagem principal Zsa Zsa Korda veio que duas personalidades húngaras: a atriz Zsa Zsa Gabor e os irmãos Korda, diretores de cinema.

Técnica:

Elenco:
Benicio Del Toro
Steve Park
Scott Shepherd
Willem Dafoe
F. Murray Abraham
Rupert Friend
Mia Threapleton
Michael Cera
Alex Jennings
Riz Ahmed
Tom Hanks
Bryan Cranston
Charlotte Gainsbourg
Mathieu Amalric
Richard Ayoade
Jeffrey Wright
Scarlett Johansson
Bill Murray
Hope Davis
Benedict Cumberbatch

Direção:
Wes Anderson

História e Roteiro:
Wes Anderson
Roman Coppola

Produção:
Wes Anderson
Jeremy Dawson
John Peet
Steven Rales

Fotografia:
Bruno Delbonnel

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.